Saúde mental: qual sua importância no ambiente de trabalho?

Já parou para pensar em você hoje?

Soube sentir o que está se passando dentro de você?

Calma, não se assusta, pois se for para te deixar mais tranquilo, você não está sozinho neste processo, a maioria das pessoas não sabe o que se passa dentro delas, e muito menos entende os seus próprios sentimentos, porém se isto for te ajudar, existe uma solução sim, a busca pelo autoconhecimento, pela compreensão do seu eu interior, então respira! Há uma luz no fim do túnel, não se preocupe! 

A saúde mental é um condição que vem sendo debatida há muito tempo atrás, nos EUA em 1920 já era documentado ocorrências de transtornos mentais nas atividades de saúde ocupacional de trabalhadores. 

Assim como na década de 80 alguns estudos científicos já abordavam a saúde mental e suas interferências negativas no organismo. 

Atualmente há um tanto de preconceito quanto à saúde mental, pois as pessoas pensam ser algo que realmente não é.

É necessário quebrar paradigmas perante o assunto, por exemplo desmistificar a ideia de que uma pessoa não está sob estado de “loucura” devido a sua tristeza, desânimo ou porque está com ansiedade, depressão ou coisas do tipo. 

Estas doenças mais graves resultam de um descuido em relação à saúde mental.

A saúde mental não é vista como uma condição que precisa de tratamento e cuidado, na maioria das vezes as pessoas pensam da seguinte forma: não consigo entender por qual motivo aquela pessoa se encontra deprimida visto que ela tem tudo na vida! 

Também ela pode ser enxergada como um sinal de fraqueza da pessoa, entretanto precisamos entender que nem sempre ter saúde é não estar doente.

Qual a importância do autoconhecimento para a saúde mental?

Esta condição precisa entrar em debates para que possamos ajudar estas pessoas a se tornarem evoluídas perante suas questões internas e que possam ser bem resolvidas no que se refere ao autoconhecimento.

O autoconhecimento é uma atitude de extrema relevância que precisa ser acolhida e praticada a fim de que haja uma melhora na saúde mental, desta forma é possível entender e melhorar a  qualidade de vida.

Uma simples atitude de compreender seus anseios, personalidade, comportamentos, sabendo identificar quais crenças limitantes o travam em sua vida é a chave para abrir portas e oportunidades extraordinárias em sua vida. 

Nem todas as pessoas são do mesmo jeito e funcionam da mesma forma, é necessário ajuda, apoio para as pessoas que enfrentam problemas relacionados à saúde mental. 

Outro ponto importante a ser discutido é que na sociedade em que vivemos as pessoas precisam ser excelentes em tudo: no trabalho, na família, na academia, na convivência social, e este parâmetro de vida feliz sem desafios e obstáculos não existe, por isto na maioria das vezes as pessoas se frustram e acabam por sofrer sozinhas e não buscar apoio, por este motivo a saúde mental fica debilitada. 

Mas afinal, o que é Saúde Mental?

Portanto, saúde mental é a maneira como encaramos a nossa vida, os desafios diários, a forma como reagimos a certas mudanças e como encaramos sentimentos que podem ser: tristeza, desânimo, raiva, frustração, felicidade. 

É necessário a compreensão que parece óbvia porém na maioria das vezes não é, que é: em nossa vida temos altos e baixos e que ter inteligência emocional nos ajuda em nossa saúde mental. 

É extremamente importante pararmos e olharmos para si mesmo, olharmos para dentro de nós e realmente sentir o que estamos sentindo, quais são as nossas reações e emoções perante situações desagradáveis e as pessoas não sabem o quanto esta atitude é importante em prol da saúde mental. 

Quais os maiores desafios nos dias atuais para mantermos nossa saúde mental?

Atualmente é realmente difícil mantermos e termos uma saúde mental de qualidade, pois somos soterrados de situações um tanto quanto ruins todos os dias, assim como os obstáculos e desafios diários, por isso fica difícil nos compreender e saber como lidar em certas situações. 

Existem muitos fatores que afetam negativamente nossa vida e que prejudicam nossa saúde mental como: 

  • Frustração;
  • Estresse;
  • Brigas;
  • Doenças;
  • Limitações;
  • Convivência social ruim;
  • Falta ou excesso de dinheiro;
  • Falta ou excesso de apoio familiar;

Estes são alguns dos exemplos que afetam a nossa saúde mental. 

Atualmente 300 milhões de pessoas sofrem ao redor do mundo com depressão e 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade.

Números realmente expressivos, e que podem servir de motivação rumo ao autoconhecimento e autocuidado de si mesmo, não é mesmo?

Dicas para você manter sua saúde mental

Trazemos algumas dicas essenciais para se manter a saúde mental como:

  • Prática de atividades físicas;
  • Alimentação saudável;
  • Dormir bem;
  • Estabelecer uma rotina;
  • Autocuidado
  • Contato com a natureza 
  • Prática de atividades que ofereçam equilíbrio de corpo, mente e espírito como: yoga, reiki, mindfulness, meditação;
  • Ingerir no mínimo 2 litros de água ao dia;
  • Se autoconhecer;
  • Controlar o estresse;
  • Ter um Hobby;
  • Ter ao seu redor pessoas positivas e animadas;
  • Leia livros;
  • Aprimore seus conhecimentos sobre desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional;
  • Estabeleça um horário do dia para se conectar nas redes sociais, pois ao invés de ficar horas conectado você vai perceber que seu dia irá render e ser muito mais produtivo com esta mudança;

Qual a importância da saúde mental no trabalho?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais e de comportamento estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo.  

Casos leves ocasionam uma perda de quatro dias de trabalho/ano e os graves cerca de 200 dias de trabalho/ano.

Outro dado é que os transtornos mentais são a terceira causa de benefício previdenciário do auxílio-doença no Brasil.

Também de acordo com a International Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR), em 2018, 72% dos trabalhadores entrevistados diziam estar frequentemente estressados em seus trabalhos. 

Conforme o autor do livro “Morrendo por um salário”, o professor da Universidade de Stanford, Jeffrey Pfeffer, as medidas paliativas, como salinha da soneca ou exercício de relaxamento, não bastam. Em entrevista à revista Exame em 2019, ele enfatizou  que o estresse precisa ser prevenido e não tratado: “alguma coisa tem de ser feita, porque a depressão, a ansiedade e as taxas de suicídio estão crescendo. Cedo ou tarde, isso só vai tornar a situação impossível para os países”.

A saúde mental no trabalho está cada dia mais comprometida, pois enfrentamos altas taxas de emprego no país,a maioria das empresas não planeja e não contrata gestores qualificados que pensem na equipe e que motivem os colaboradores, os ambientes de trabalho não são dos melhores, e na grande maioria são lugares com energia negativa e que não permitem uma boa socialização entre os funcionários.

As empresas precisam estruturar os seguintes aspectos visando a saúde mental de seus colaboradores: 

  • Proporcionar um ambiente saudável de trabalho;
  • Combater pressões, assédios, e humilhações; 
  • Incentivar a socialização dos colaboradores;
  • Apoiar e animar os funcionários para que cresçam em sua carreira e que possam oferecer o seu melhor todos os dias;
  • Dispor de pessoal qualificado para abordar questões psicológicas dos funcionários para que assim possam ajudar a melhorar a saúde mental deles. 

Percebeu o quanto é importante ter saúde mental no trabalho?

E você já cuidou de si hoje?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *