Motivação Pessoal: impacta a sua carreira profissional?

A palavra motivação no dicionário significa: “Ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo: os elogios servem de motivação para melhorar”. Portanto, motivação, em outras palavras, é a razão pela qual você acorda todos os dias, o desejo e o interesse em algo, que pode ser tanto de uma vida feliz, quanto de suas escolhas e decisões, como de seu propósito de vida.     

É ter metas, objetivos, planos para a sua vida e lutar por eles todos os dias. Na verdade é se comprometer com a sua própria vida e ter o controle sobre suas atitudes.

Para que você tenha motivação, esta força intrínseca dentro de si, é necessário entender os sonhos, planos, metas e objetivos que deseja realizar na sua vida.

Para Neil Patel, grande nome do marketing digital, “a motivação é como uma propulsão a jato, ela transforma indivíduos, de participantes a líderes ativos”. 

Portanto, para estar motivado precisa-se de mais do que uma força interior. Essa energia deve reger nossos dias, nossas ações, nossas escolhas e nossa vida. 

No momento em que estamos vivendo, é primordial termos propósitos de vida, sonhos e desejos de realizá-los da forma que bem entendemos e que queremos. 

Qual a diferença entre motivação pessoal e motivação profissional?

Existe diferença entre motivação pessoal e motivação profissional, sendo importante  estarmos cientes disso para entendermos como elas atuam em nossa vida. 

A motivação pessoal é aquela norteada pelos nossos valores, escolhas, atitudes, metas e planos de nossa vida pessoal. 

Ela pode estar presente por fatores externos ou fatores internos. Isso quer dizer que o fator  interno são os propósitos que carregamos dentro de nós,  já os externos são as situações que o mundo externo nos apresenta, é como a sociedade nos enxerga, é o ambiente no qual vivemos; Isso tudo irá propiciar ou não com que a motivação pessoal passe a existir. 

Por exemplo: se você vive em um ambiente negativo, em que as pessoas ao seu redor não almejam sonhos, metas, planos e objetivos, e estão sempre reclamando de tudo e pensando de uma forma negativa, você poderá ser nocauteado por essa energia e isto poderá lhe causar danos emocionais interferindo em seus próprios sonhos. 

Diante desta situação, o que age é a influência do ambiente e o nosso mindset que é: “Tudo o que mentalizamos iremos atrair”. 

Estas circunstâncias atrapalham no desenvolvimento de nossa motivação pessoal, pois a influência do mundo externo reflete, e muito, em nosso ânimo diário.

A motivação profissional é como você se sente em seu ambiente de trabalho, é acordar e ter a certeza que está indo para o lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas, é realizar as suas tarefas diárias com amor e excelência, é o sentimento que você sente de que não está trabalhando por obrigação ou simplesmente para cumprir a sua carga horária. 

A motivação profissional e pessoal precisam estar alinhadas e equilibradas, pois se uma delas estiver em desequilíbrio irá comprometer a outra, ou seja, você precisa focar no que realmente deseja e no que importa.  

Para que você tenha motivação em sua vida pessoal ou profissional, é necessário que você acredite em seu potencial e tenha sonhos, assim como deseje crescer em sua carreira, adquirir mais habilidades e competências em sua área, se profissionalizar em seu cargo. Esses são alguns aspectos relevantes e que precisam ser considerados na busca pela motivação diária. 

A motivação perante nossa carreira é muito importante, pois quando escolhemos uma profissão, por trás da nossa decisão está imersa a essência dos valores que acreditamos, a nossa personalidade, a afinidade com a área escolhida, a motivação que tivemos para seguir o nosso sonho e escolher estudar mais a fundo e se especializar. 

Quando nos tornamos profissionais e nos inserimos no mercado de trabalho, nos deparamos com situações não muito agradáveis ao nossos olhos e que não são coerentes com o que acreditamos, e que também não imaginávamos que pudéssemos enfrentar. Então neste momento é a hora de testarmos nossa motivação e perceber se realmente a temos ou não em nossa vida. 

Pois dias ruins e desafiadores é o que mais iremos ter tanto na vida pessoal quanto profissional, entretanto devemos ter a força e a motivação necessária para seguir nossa jornada. 

Como podemos desenvolver nossa motivação diária? 

A motivação pessoal é desenvolvida dia após dia, pois é necessário estarmos com a mente aberta para aprender e evoluir sempre. 

O autoconhecimento é a chave que pode mudar nossa vida, pois a partir dele começamos a entender como funcionamos e conseguimos ter um discernimento mais amplo de quais os caminhos que pretendemos seguir, e por consequência a motivação acaba vindo, pois temos sonhos, planos, metas e objetivos de vida. 

A motivação profissional acaba se tornando diária, quando entendemos nosso papel na empresa e qual é a nossa missão dentro dela. 

Se estivermos sempre buscando aprimorar nossos conhecimentos, treinando nossas habilidades e competências, e abertos a feedbacks que nos auxiliarão no crescimento profissional, estaremos dando o primeiro passo para o desenvolvimento da motivação profissional. 

A partir destes aspectos citados acima é que a motivação profissional acaba vindo, pois teremos motivos no qual acreditar em nossa carreira.   

Einstein dizia que “quando fazemos as coisas do mesmo jeito, obtemos as mesmas respostas”, ou seja, caso nos mantivermos em nossa zona de conforto, sempre da mesma maneira todos os dias sem acelerar e sem ser adepto a mudanças nos hábitos e rotina, não teremos resultados e muito menos experiências diferentes em nossa vida, sejam eles profissionais ou pessoais.  

Portanto a motivação é um elemento fundamental que precisa estar presente em nossa vida para que possamos nos sentir a nossa melhor versão. 

Ter a capacidade de nos reinventar e mudar quantas vezes forem necessárias para que possamos realizar todos os nossos sonhos é um ato de coragem e de comprometimento com a nossa própria vida.  

Também é necessário sairmos de nossa zona de conforto para que possamos chegar ao topo da escada da vida, ela tem muitos degraus, porém a subida é fácil e árdua na maioria das vezes, todavia quando chegarmos ao topo desta incrível escada, a vista será magnífica e não iremos nos arrepender de absolutamente nada do que enfrentamos e superamos para chegar lá!

E você já tomou sua dose de motivação hoje?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *