A meditação é uma prática incrível para você manter uma saúde física, mental e espiritual equilibrada.
Caso você esteja iniciando nessa prática e está precisando de ajuda, este artigo está aqui para isso!
Continue a leitura, que separamos 5 dicas essenciais e simples para ajudar você na sua prática de meditação.
Você já deve conhecer os benefícios da meditação, não é mesmo?
Ela é uma prática que reduz o stress, oferece maior concentração e melhora habilidades cognitivas, quem não desejaria isto não é mesmo?
Se você está iniciando na prática, pode ser que você pense que existem muitas barreiras que te impedem de praticar, ou pode ser que você sinta que não tem tempo para meditar, ou também pode ser que tenha tentado e sentiu que sua mente não se aquietava no momento da prática.
Entretanto, entenda que é possível meditar sim e que podemos regular nossa prática conforme nossa disponibilidade e nosso desejo de fazê-la.
Dicas para meditar!
Se você é iniciante na prática da meditação, trouxemos algumas dicas que podem te auxiliar a meditar e tornar este momento único e agradável em seu dia.
As dicas são:
1. O tempo é somente um número
Com a correria do dia a dia pode parecer que você não tem tempo para praticar a meditação, porém você se engana, a ideia é a seguinte: você precisa encher a sua própria xícara antes para que depois você possa encher a de outras pessoas.
O tempo que você gasta cuidando de você mesmo, vale muito a pena.
Você pode praticar a meditação no tempo que puder e desejar, sejam 5 minutos, 10 minutos, 20 minutos e assim sucessivamente, pode ser alguns dias da semana. O ideal é que você se disponha a realizar a prática da forma que você conseguir.
Escolha um momento em que é menos possível que você se distraia.
Existem pessoas que optam pela parte da manhã, pois funciona muito bem para elas, porém você deve encontrar o melhor horário que funciona para você e permanecer nele como um hábito que você faz todos os dias, por exemplo, escovar os dentes.
2. No momento da prática esteja presente no aqui e agora
O objetivo da meditação não é apagar todos os pensamentos e sentimentos, mas senti-los e concentrar sua atenção nos mesmos.
Se sua mente começa a vagar por vários pensamentos e você começa a se distrair, tudo bem, isto faz parte do processo quando se é iniciante na prática, continue respirando e concentrando sua atenção no aqui e no agora.
Certamente você terá sentimentos negativos, ou pensamentos incômodos vagando pela sua mente, mas deixe com que a prática da meditação resolva isso para você. Se entregue de corpo e alma neste momento, deixe os pensamentos de lado e foque na sua respiração.
3. Não faça sozinho
É importante você optar por meditações guiadas no começo, pois elas podem te ajudar a evitar distrações e mantê-lo concentrado na prática.
E mais uma vez a tecnologia está ao nosso favor, existem infinidades de aplicativos que podem te ajudar nisso e que oferecem ótimos podcasts com meditações guiadas por exemplo.
Um deles é o aplicativo Zen que conta com várias meditações guiadas, relaxamentos, programas de autoconhecimento para te auxiliar nesta jornada de transformação e prática da meditação.
4. Minimize as distrações
Evite quaisquer distrações que possam atrapalhar a sua prática, coloque o telefone em modo avião, para evitar que você receba ligações, ou mesmo que você receba mensagens e notificações.
Tenha a certeza de que o seu espaço esteja livre de bagunças e objetos que possam lhe distrair, sente-se em uma posição confortável ou deite-se enquanto medita.
5. Personalize a sua prática
Se você não se sente confortável sentando de pernas cruzadas, tudo certo, a meditação deve ser feita da forma que você se sentir mais confortável, seja sentado, deitado, enfim você que vai saber como deve conduzir o seu momento.
Entenda que: qualquer momento em que você decide parar e refletir, ficar em silêncio e se concentrar acalmando a sua mente e os seus pensamentos é uma prática meditativa.
Talvez para algumas pessoas, yoga seja uma prática meditativa, ou até mesmo caminhar no parque, correr ouvindo uma música que você gosta. Atividades como: pintura, artesanato, jardinagem também podem ser práticas meditativas, por isso ao fazer suas atividades diárias concentre-se em sua respiração, esteja no momento presente e focado na tarefa que está realizando naquele momento, isto é, personalizar a sua prática de meditação, para que ela funcione para você!
E então, você pratica meditação?
Quais são as maneiras que você utiliza para manter a sua prática de meditação diária?