Descubra os tipos de investimentos financeiros e as suas vantagens

Tipos de investimentos

Os tipos de investimentos financeiros são algumas das formas que as pessoas encontram para tentar alcançar a liberdade financeira. Então caso você sonhe em adquiri-la explore no conteúdo alguns dos tipos de investimentos existentes e quais retornos eles podem oferecer.

A crise financeira têm afetado diversos países, inclusive o Brasil, nos últimos anos. Por isso o desespero em procurar formas alternativas de renda, ou então em desbravar caminhos para investimento estão cada vez mais recorrentes.

Mas, a insegurança de adentrar em algum negócio ou aplicar uma grande quantia de verba em algum dos tipos de investimentos, normalmente é muito alta. Entretanto, caso a pessoa não faça nada para tentar mudar de situação, nenhuma melhora será percebida.

Por isso, se a solução encontrada for fazer algum dos tipos de investimentos financeiros, pondere os prós e contras da situação, faça uma ampla pesquisa e só depois de maturar a ideia e alinhar os seus pensamentos, parta para a ação.

A fim de te ajudar a saber qual o melhor investimento a se fazer, e como se organizar para obter mais lucros, abordaremos durante este conteúdo todas essas formas de planejamento.

  • Por que é importante investir?
  • Quais são os tipos de investimentos financeiros?
  • Onde investir no mercado?
  • Perfis dos investidores

 

Quais são os tipos de investimentos financeiros?

Existem diversos tipos de investimentos financeiros, por isso mostraremos a seguir alguns dos existentes, suas vantagens e desvantagens.

 

Investimentos em empresas

Esses tipos de investimentos são aqueles em que a pessoa investe em algo (empresa) e ela recebe os lucros de acordo com o desempenho da mesma. Exemplos:

 

Ações

Ter uma ação significa obter a posse de alguma empresa ou companhia. Então, a sua participação será definida pela quantidade de ações que tiver.

Todas as ações são negociadas junto à Bolsa de Valores, e os preços são determinados pelas questões de oferta e demanda.

Por isso, de acordo com o crescimento das empresas, em conjunto com a entrada de verbas, é que os acionistas vão lucrar e obter o retorno do que investiram.

Vantagens: Potencial de alto retorno a longo prazo.

Desvantagens: Pagamento de taxas de administração, investimento inicial alto e riscos do negócio investido não crescer.

 

Fundos de Investimentos

Muitas pessoas dividem o valor de uma aplicação entre si, e assim, cada um fica com uma cota desse investimento. Dessa maneira é possível maximizar os lucros e os riscos necessários são mais baixos do que se aventurar sozinho em um negócio.

Vantagens: Riscos mais baixos, diminuição de custo.

Desvantagens: Pagamentos de taxas para administração.

 

Investimentos em um negócio próprio

Mas e se a pessoa quiser ter um negócio próprio, onde investir? Bom, para saber onde investir é necessário saber como essa questão funciona.

Basicamente, esse investimento será no qual a pessoa precisa colocar em prática mais o seu trabalho e não apenas uma verba. Então, vão caminhar juntos: investimento de dinheiro, tempo e dedicação.

Abrir uma empresa

Para abrir uma empresa a primeira coisa a se fazer é um planejamento. Por isso, nessa parte é preciso saber qual é o ramo de atuação que você pretende adentrar.

Depois de ter o objetivo definido, é feita uma pesquisa de mercado que aborda todas partes envolvidas no negócio. E só a partir daí que você consegue aplicar o investimento monetário com uma maior segurança, para assim iniciar os trabalhos.

Com o trabalho iniciado, é que vai ser possível desenvolver o negócio e assim começar a receber com o tempo os retornos dos seus investimentos.

Vantagens: Altos lucros que podem perdurar por longos prazos e a abertura de um negócio.

Desvantagens: Grande investimento, tanto financeiro, como de trabalho.

 

Afiliado

Um afiliado pode ser um revendedor de produtos, então ele não precisa ter preocupações com os riscos de uma empresa, ou em ter que investir valores exorbitantes em um negócio.

Basta a pessoa estabelecer um contrato com uma companhia e assim começar a empreender. No setor de cosméticos por exemplo, o investimento do afiliado vai ser basicamente em adquirir os produtos e buscar estratégias de venda.

Mas, quando o retorno começar a aparecer, com certeza as despesas iniciais serão cobertas e a recompensa será muito maior.

Vantagens: Possibilidade de altos lucros, empreender, flexibilidade no horário de trabalho, baixos riscos.

Desvantagens: é preciso um investimento inicial.

 

Onde investir no mercado?

Investimentos no mercado financeiro

Depois de entender um pouco mais dos tipos de investimentos e como eles funcionam, relacionando também as suas vantagens e desvantagens, é que será possível descobrir quais os melhores investimentos e qual se adequa mais às suas perspectivas e situação financeira.

Primeiro defina os seus objetivos. Pensando por exemplo:

  • Aumentar a renda mensal;
  • Ampliar o patrimônio pessoal;
  • Poupar dinheiro;
  • Planejar a aposentadoria.

Logo após descobrir qual o seu objetivo, comece a pensar em qual dos tipos de investimentos se encaixam mais às suas necessidades.

Então coloque em ponderação se as vantagens de um negócio compensam mais em relação às desvantagens e verifique o grau de risco do investimento, além do prazo que o mesmo irá demandar para gerar retorno.

 

Para ilustrar um pouco melhor essa situação, vamos a um exemplo:

Situação: baixos lucros mensais, falta de verba para as despesas e demandas extras.

Objetivo: Aumentar a renda mensal, alcançar a liberdade financeira e estabilidade nos próximos anos.

Então, ao se fazer um estudo do caso e tirar as ponderações é possível concluir que uma boa saída seria voltar o investimento para um negócio semelhante ao de afiliados.

Isso porque, como a pessoa não está em condições de fazer aplicações muito altas o investimento na compra de ações ou abertura de uma empresa, é inviável ou pode até gerar mais dívidas, sem contar os altos riscos da aplicação.

Já ao fazer uma parceria com uma empresa, é possível garantir a renda extra desejada, além de apostar em algo mais seguro em relação ao retorno.

Enfim, tudo vai de acordo com as condições que cada indivíduo se encontra e qual o seu perfil de empreendimento. Porque, é interessante fazer algo em que você se sinta o mais confortável possível.

Caso queira saber mais um pouco sobre outras formas e tipos de investimentos, acesse o conteúdo de como ter uma renda extra.

 

Os investidores

Como vimos, você precisa se sentir confortável com os tipos de investimentos que fizer, para isso é interessante descobrir o seu perfil de investidor. Eles são:

 

Conservador

Esse perfil não está disposto a correr muitos riscos, por isso busca investimentos em que o retorno volte em curto prazo. Alguns tipos de investimentos indicados para esse perfil são: poupança ou títulos do governo, pois a rentabilidade é mais garantida.

 

Moderado

Esse perfil está mais disposto a correr riscos que o conservador. Mas sempre busca algo que já esteja sólido, como por exemplo empresas que têm um mercado e imagem mais consolidados.

 

Arrojado

Os arrojados já têm maior flexibilidade com relação às aplicações e conhecem um pouco mais do mercado, pois já entendem que os retornos podem chegar em médio ou longo prazo. Então, consequentemente tem uma paciência maior para esperar as bonificações advindas da sua ação.

 

Comece a investir!

Comece a investir

Depois de ter descoberto os tipos de investimentos e os perfis de investidor, você já pode escolher um no qual o seu perfil mais se enquadra e começar a empreender.

Lembre-se que antes de já partir para a ação é preciso pesar os prós e contras de um investimento. Além de observar as suas necessidades para saber se aquilo que está planejando realmente vai te gerar o retorno esperado.

Priorize isso, pois são essas ações que irão gerar um equilíbrio entre o investimento monetário com trabalho, para que um complemente o outro e os seus esforços não acabem sendo em vão.

Então, que tal dar início ao seu planejamento? E se tudo der certo, caminhar rumo a sua liberdade financeira!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *