Franquias: descubra o que são e se realmente valem a pena

Franquias

Conhecemos cada vez mais franquias, e a cada ano, surgem novos modelos que transformam o mercado com as suas ações. Mas, você sabe como é o funcionamento de uma franquia e se realmente vale a pena abrir uma? Descubra neste conteúdo.

Diversos empreendedores buscam estabelecer e promover o crescimento do seu negócio através da abertura de franquias para oferecer seus produtos ou serviços.

De acordo com o avanço dessas franquias, e a expansão de sua visibilidade e importância perante o público, essas franquias tendem a criar um grande porte e exercer uma importância considerável no mercado.

Mas, para se obter o sucesso com as franquias é necessário ter um planejamento, aprimoramentos constantes, seja a partir de estratégias ou soluções inovadoras que despertem a atenção do público em geral.

Acontece que não basta apenas colocar as ideias no papel, é preciso ter determinação para começar a colocá-las em prática.

Para isso então é necessário realizar um estudo amplo de mercado e que contemple todas as situações envolvidas em torno do mesmo.

A partir dessas informações é possível traçar uma linha de ação, o que torna os seus passos mais assertivos e trás uma certa segurança para a promoção de novas ideias.

Porém, as franquias não param neste estágio, depois de um negócio ter conseguido se estabelecer no meio empresarial, é preciso continuar com os estudos das demandas e necessidades do público em geral.

Isso porque com o estudo é possível obter maiores esclarecimentos sobre o que fazer para expandir as franquias, além de facilitar no momento de criação de estratégias de promoção e marketing do empreendimento.

Então caso queira conhecer um pouco mais sobre o assunto e ficar por dentro dos meios mais viáveis de gerar lucro e franquias de sucesso, acompanhe conosco os tópicos a seguir: 
  • O que são franquias?
  • Como desenvolver um plano de negócio para franquias?
  • O que é franchising?
  • Franquias de sucesso
  • Os benefícios das franquias

O que são franquias?

As franquias são um tipo de licença de vendas concedidas pelo franqueador ao franqueado. Então, basicamente o que ocorre é:o detentor de uma marca permite o uso da mesma para outra pessoa.

A partir disso, essa pessoa tem o direito de adentrar no modelo de negócio, vender os produtos e serviços, além de ganhar posse de outras informações importantes.

Porém, para expandir as franquias no mercado é preciso criar estratégias e traçar um “roteiro” de estabelecimento das mesmas.

Essa premissa então vai levar o nome de plano de ação, justamente porque indicará quais os melhores direcionamentos a serem tomados.

Como desenvolver um plano de negócio para franquias?

Em um plano de negócio de franquias se fazem necessário diversos fatores, como:

Objetivo: a primeira coisa que deve ser feita é estipular os seus propósitos, pois só assim é possível começar a pensar em algum tipo de ação para a promoção e lucro do mesmo.

Cliente: quem são os seus clientes, quais seus gostos, necessidades e preferências vai indicar e servir como base para as suas criações. Isso porque ao conhecer o seu público alvo tudo fica mais concreto e tem um direcionamento que acaba gerando mais envolvimentos.

Concorrentes: não basta saber quem é o seu público, também é preciso conhecer um pouco dos concorrentes de mercado para poder aproveitar as melhores ideias e ter insights que levarão ao aprimoramento dos negócios.

Produtos: quais são os produtos que você tem a oferecer? Ter uma espécie de portfólio para a organização dos mesmos também é essencial. Porque é obrigação de um vendedor conhecer sua mercadoria, para conseguir solucionar quaisquer eventualidades existentes, além de conseguir criar novos mecanismos que trarão o desenvolvimento de marca.

Pesquisa de mercado: essa pesquisa contempla todos os setores e outras informações que podem ser relevantes para as franquias.

Marketing: será uma das ações mais importantes dentro do negócio pois o mesmo que promoverá o seu alinhamento e divulgação para o público em geral.

O que é franchising?

Franchising

O franchising seria a mesma coisa que a franquia, ou seja, a extensão da marca que  surgiu após a primeira, a “original”. Nos shoppings por exemplo conseguimos ver exemplos claros desse acontecimento.

Uma loja de roupa pode ter a sua “sede” em um dos shoppings e depois ter se espalhado em outros desses centros comerciais, ou até mesmo ter se estabelecido em lojas de rua.

Nesse processo então, conseguimos identificar como se origina a expansão de um negócio.

A partir do momento que um local consegue se estabelecer como marca e cria uma confiança para o público geral do mercado, algumas pessoas acabam despertando o seu interesse em fazer parte do projeto também.

Com essa ação, o resultado é a promoção do crescimento e reconhecimento das franquias. Dessa forma,a mesma será visada como um objetivo de muitos empresários.

Por isso, conseguimos perceber novamente a importância de um planejamento estratégico para um empreendimento. Isso poque só assim as franquias se posicionam e são reconhecidas entre as outras marcas.

As franquias podem variar enquanto a sua área de atuação, pode ser o setor alimentício, de cosméticos, roupas, entre outros.

Há muitas oportunidades para quem quer investir em uma marca já consolidada e contar com todas as facilidades que ela dispõe no empreendimento.

Franquias de sucesso conhecidas no Brasil

Para exemplificar como são as franquias de sucesso nada melhor do que falar um pouco delas e sua respectivas áreas.

 

Franquias de alimentação:

Esse tipo de franquia obtêm um alto índice de público consumidor e pode se estabelecer em diferentes locais. Por conta disso, é um dos ramos mais viáveis para tentar começar algum tipo de empreendimento.

Exemplos: McDonald’s, KFC, Subway e Burger King.

 

Franquias de turismo:

as franquias de turismo podem ser muito úteis para as pessoas de uma forma geral. As mesmas podem contribuir em fatores, como por exemplo, montar um  roteiro de viagem ou então mostrar quais são os principais pontos turísticos de um local.

Até mesmo a alimentação diária do passeio acaba sendo um quesito em que uma franquia desse gênero pode ajudar.

Então as facilidades e maiores comodidades aos clientes conseguem ser garantidas nesses pontos quando as uma pessoa decide-se por acordar um negócio com esses locais.

Exemplos: CVC e Agaxtur.

 

Curso de idiomas:

As franquias que oferecem cursos de idiomas conseguem muitos lucros e permanecem como um constante atrativo na vida das pessoas.

Isso porque conhecer e entender uma outra língua agrega muito em conteúdo na vida de uma pessoa.

Portanto, sempre quando houver alguém que busque diversificar, ter novas experiências pelo mundo, aprimorar conhecimentos seja para uma viagem ou até mesmo no desenvolvimento de carreira, cursos de idiomas irão se enquadrar como uma ótima alternativa.

Exemplos: CCAA, Wizard, entre outros. 

 

Marketing Multinível:

Nesse ramo podem ser adentrados diversos tipos de setores, a grande vantagem é que o mesmo possui diversos benefícios como a expansão de networking. O mais comum nesse caso são as empresas de cosméticos, como a Kalahary Global.

Quer saber mais sobre as oportunidades do ramo? Acesse o nosso conteúdo exclusivo sobre o que é marketing multinível e descubra tudo sobre a área!

 

Os benefícios das franquias

Benefícios

Quando o assunto é um novo negócio, todos querem saber os seus benefícios e se vale ou não a pena. Então vamos lá…

 

Vantagens para o franqueado:

  • Oportunidade de abrir o seu próprio negócio sem precisar ter experiência no setor escolhido;
  • Começar a trabalhar com uma marca já prestigiada;
  • Troca de experiências com parceiros;
  • Suporte técnico, administrativo e de gestão da rede franqueadora.

Vantagens para o franqueador:

  • Expansão do seu negócio;
  • Fortalecimento de marca;
  • Maior eficiência na gestão;
  • Facilidade para  conseguir se concentrar na produção e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Será a aposta ideal?

Depois de ter conhecido as características e os  benefícios que uma franquia pode trazer, não ficam dúvidas que atuar nesse ramo pode ser ótima oportunidade de negócio e crescimento profissional.

A questão financeira também não fica para trás, conforme o seu desenvolvimento e estabelecimento no mercado, maiores são os lucros e chances de sucesso.

Mas, é claro, é preciso avaliar o custo e o trabalho em ter esse tipo de negócio. Entre as opções, sempre há uma ideal para quem quer empreender.

Com uma boa pesquisa de mercado, planejamento e trabalho duro, esse negócio pode virar uma aposta de sucesso!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *