Vendas diretas: é um modelo de mercado que oferece ascensão para a carreira empreendedora?

Você já imaginou que pode se tornar um empreendedor de sucesso e conquistar a independência financeira revendendo produtos através da Venda Direta?

Sim, isto é possível, por isso neste artigo iremos abordar conceitos e temas primordiais para  você entender mais sobre o mercado que mais cresce anualmente em nosso país.

Conforme estatísticas, jovens e mulheres somam mais de 50% no trabalho como empreendedores independentes e estão na linha de frente das vendas. Mulheres se tornam mais empreendedoras do que homens optando pela revenda de produtos através da venda direta.

O que é a ABEVD e quais os seus objetivos?

A ABEVD é a Associação Brasileira De Empresas de Vendas Diretas, criada em 1980 com os seguintes objetivos: promover e desenvolver a venda direta no Brasil, como apoiar e oferecer suporte para as empresas que comercializam os seus produtos e serviços por meio dos empreendedores individuais com seus clientes. 

Ela é membro da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), que é a organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas em mais de 70 países. 

A ABEVD auxilia e apoia os empreendedores e as empresas oferecendo cursos e treinamentos para um melhor desenvolvimento de gestão empreendedora, para que desta forma obtenham a cada dia mais sucesso nas vendas.  

A Associação ressalta, que para se tornar um empreendedor independente é necessário ter 18 anos, e força de vontade para iniciar a carreira e alcançar o sucesso. 

Ela avalia o plano de negócio da empresa e seu código de ética para que a mesma possa se tornar uma associada.

Entendendo mais sobre venda direta 

A venda direta é uma transação comercial que não necessita de um estabelecimento físico para que os produtos sejam comercializados, pois quem vende os mesmos é o empreendedor independente que opta por uma marca específica e revende esses produtos e serviços com o intuito de adquirir uma renda extra. 

O Brasil ocupa o 6° lugar no ranking de vendas diretas. 

O mercado de Venda Direta se reinventa a cada dia, pois o conceito que há algum tempo atrás era a venda de porta em porta, hoje em dia se transformou e passou a ser digitalmente com a utilização das redes sociais, dando lugar ao chamado Social Selling. 

A cada dia que passa as empresas de vendas diretas oferecem mais suporte, ferramentas e apoio para que o empreendedor possa desenvolver suas habilidades e competências na venda direta.

O segmento tem um forte enfoque no comércio varejista, faturando mais de 45 bilhões ao ano e conta com cerca de 4 milhões de empreendedores individuais que complementam a sua renda ou a utilizam como renda principal. 

Seja para obter uma renda extra ou simplesmente ter um dinheiro a mais no mês, a venda direta é o mercado ideal para o empreendedor ou a mãe de família que busca uma flexibilidade nos horários de trabalho, liberdade financeira, autonomia e maior socialização. 

Ganhar dinheiro extra em casa nunca foi tão acessível como vender produtos de alguma marca específica através da venda direta. 

Qual a principal vantagem do mercado de venda direta?

A principal vantagem deste mercado é o custo benefício, pois se pode iniciar com um custo muito baixo, e por este motivo ele se torna acessível para todas as classes sociais, sendo opção principal para as classes C, D e E.

Quais os desafios de quem entra neste mercado?

Ainda existe a imaginação das pessoas de que entrando para o mercado de venda direta os seus ganhos serão extraordinários e terão uma renda extra fora da curva, porém os ganhos acontecem conforme: dedicação com o trabalho, disponibilidade, força de vontade e persistência.

Há sim a possibilidade de obter um crescimento gigantesco, entretanto é imprescindível estudar, aprender sobre o mercado, e se especializar a cada dia para revender o produto escolhido com excelência. 

Como ter sucesso no mercado de vendas diretas?

O sucesso do empreendedor neste mercado depende muito da forma como ele foca no aprendizado do produto e no entendimento sobre marketing multinível, ele resulta da persistência neste trabalho e do entendimento da melhor forma para a divulgação dos produtos, para que assim haja uma maior prospecção de clientes. 

É muito importante a comunicação clara e objetiva para com o consumidor no que se refere a: conceito da marca, produtos oferecidos, códigos de ética, e comprometimento da mesma com ele. Neste sentido se faz relevante os treinamentos oferecidos pela ABEVD como também pela empresa associada na qual o empreendedor optou por revender seus produtos. 

Qual a categoria de mercado que é mais vendida pelo empreendedor individual?

O setor de mercado que é mais vendido por empreendedores independentes é o setor de cosméticos e cuidados pessoais, com mais de 52% de acordo com a ABEVD, seguido pelo setor de roupas e acessórios com 22%. 

A venda direta é o mercado ideal para qual perfil?

O mercado de vendas diretas é considerado o ideal tanto para o empreendedor iniciante, quanto para o empresário já expert na área, pois este mercado oferece oportunidades para que os dois perfis possam aprimorar suas técnicas e seus conhecimentos sobre vendas, fazendo com que elas aumentem a cada dia. 

A venda direta disponibiliza uma estrutura sólida que permite que os empreendedores individuais efetivem seus próprios modelos de negócios e assim possam desenvolver sua carreira dia a dia. 

Os treinamentos que as empresas associadas oferecem são importantes para que o empreendedor expanda suas habilidades e competências perante o mercado e que se sinta seguro com este trabalho, obtendo aprendizados amplos sobre temas distintos: produtos, vendas, protocolos de segurança, abordagem do cliente, técnicas de vendas, marketing digital, entre outros. 

Este mercado te possibilita administrar a sua própria vida como empreendedor e crescer conforme a sua dedicação e o seu mérito. 

As empresas do futuro que irão se diferenciar neste mercado são aquelas que valorizam as pessoas e o conceito de inovação. 

Preparado para progredir na carreira empreendedora?

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *