O que é marketing multinível no Brasil: descubra do que se trata como ele funciona

Marketing multinível no Brasil, afinal o que é isso? Muito se ouve sobre o mercado de empresas que distribuem seus produtos por meio desse modelo de vendas diretas. Descubra quando esse modelo de marketing surgiu, como ele funciona e algumas curiosidades.

Quando paramos para pensar no marketing multinível no mundo, ele já um modelo de negócio muito bem-sucedido. Porém, muitos se questionam o que é marketing multinível no Brasil, porque ainda é  mal conhecido pela maioria. 

Mesmo que o mercado de vendas diretas já seja parte da renda de mais de 4,5 milhões de brasileiros, são poucas as pessoas que se interessam em conhecer melhor o que é marketing multinível no Brasil. 

Inclusive, muitos se perguntam se o marketing multinível funciona mesmo. 

A resposta para isso é simples: se você realmente se propuser a sair da sua zona de conforto e escolher a empresa certa, com plano de carreira e flexibilidade ele pode transformar sua vida.

Com a crise financeira que atingiu o país nos últimos anos, o marketing multinível surge como uma forma de auxílio para pessoas desempregadas ou que precisam de uma renda extra. 

Continue a leitura e saiba se o marketing multinível funciona mesmo, o que é o marketing multinível no Brasil e o marketing multinível no mundo.

O que é marketing multinível no Brasil

O marketing multinível (MMN), é também conhecido como venda direta, marketing de rede e marketing de relacionamento. 

Trata-se de um modelo de negócio de distribuição de produtos ou serviços, onde os ganhos vem a partir da venda desses produtos ou serviços, do recrutamento de novos empreendedores e  comissões em vários níveis de distribuição.

O MMN foi criado há 70 anos, mas no Brasil ele chegou só a 25 anos. A primeira empresa do marketing de relacionamento teve sucesso foi tão grande, que a empresa não conseguiu atender a demanda de pedidos. 

E além disso, ela precisava capacitar as milhares de pessoas que quiserem a oportunidade de negócio, e com essa defasagem, a empresa acabou se perdendo e prejudicando sua imagem e do negócio.

Para você ter uma ideia do tamanho do impacto do marketing multinível no mundo e no Brasil, em 1991, a Revista Marketing & Negócios, publicou na capa uma chamada impactante: Marketing de rede. A maior ferramenta de vendas do século chega ao Brasil.

No país, esse modelo de negócio está no seu início ainda. De acordo com a ABEVD, em 2013 foi faturado U$ 166 bilhões no mundo com vendas diretas onde, e o Brasil ficou em 4º lugar com 38,8 bilhões.

Para afirmar que o Brasil crescerá nesse mercado, além do desenvolvimento incontestável de tradicionais empresas dos setores de alimentação e suplementação, cosméticos, podemos apontar a entrada de algumas gigantes tradicionais dos ramos: bancário e aeronáutico.

Qual o conceito do Marketing Multinível no Brasil

Conforme já foi mencionado sobre o que é marketing multinível no Brasil funciona com base em vendas diretas. 

Este sistema em forma de rede (networking) vem se afirmando no mercado e cada vez mais criando uma revolução no mundo organizacional.

Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing multinível funciona mesmo e é considerado um sistema mais eficaz em situações específicas de mercado, como crises econômicas por exemplo. 

Ainda segundo eles, a partir dos anos 80, a globalização passou a alterar a forma como os negócios são feitos. 

Por conta disso, as empresas começaram a inclinar em direção ao marketing de relacionamento, o que justifica o quão necessário é os vínculos entre empresa e cliente.

O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos:

  • Marketing de mídias sociais (MMS)
  • Marketing de Rede (MR)
  • Multi Level Marketing (MLM)
  • Marketing de Relacionamento (MRL)
  • Network Marketing (NM)
  • Marketing Multinível (MMN)

Marketing multinível funciona mesmo

O marketing multinível no mundo é usado por uma empresa produtora de bens ou serviços que enxerga que esse modelo de negócio é uma boa estratégia de mercado e trará boas vantagens, de forma que o seu produto terá maior sucesso utilizando esse canal de vendas.

No entanto, é importante destacar que o crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de vendedores. 

Por isso, para aumentar a presença da marca no mercado, os representantes são incentivados por meio de prêmios a recomendarem pessoas interessadas em trabalhar na rede.

Então, para quem recomenda novos vendedores é dada também uma comissão sobre as vendas de cada um dos indicados. 

Isso incentiva os representantes a buscarem profissionais motivados e disciplinados, e treiná-los para que estejam capacitados a vender mais. 

Entretanto, caso os indicados também recomendem outras pessoas para ingressarem no negócio, é iniciado o processo de formação da rede de vendedores.

Estrutura

Assim como em qualquer empresa, uma empresa de marketing multinível funciona mesmo é composta por cargos e funções específicas em sua estrutura. A estrutura é basicamente essa:

  • Presidente e CEO – Possui responsabilidade total sobre as funções da empresa;
  • Vendas – Responsabilidade sobre os recrutamentos, treinamentos, desenvolvimento e motivação da força de vendas dos distribuidores independentes;
  • Marketing – Seleção e manutenção da linha de produto apropriada para que os distribuidores possam vender. Também é responsável pelo preço, promoção, relações públicas, comunicações de marketing, posicionamento e lucratividades, assim como o sucesso de lançamento dos produtos pesquisas de marketing e análises competitivas.
  • Operações: -Dá suporte às etapas de produção, compras, distribuição, embarque de mercadorias e controle de inventários.
  • Suporte administrativo e financeiro – Gerenciamento de informações, jurídico, recursos humanos, planejamento financeiro e contábil são as responsabilidades do setor.
  • Desenvolvimento de Produto – Ação entre representantes de vendas, marketing, operações e financeiro.
  • Departamento de suporte -Assegura a interação entre os distribuidores ou representantes.

O que é Marketing Multinível no Brasil e sua seriedade

Este é um ponto crítico pelo fato de envolver julgamentos éticos e morais em relação ao marketing multinível.

Certamente, é importante dizer que em termos de Lei existe a  Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) que regulamenta e confere às empresas de MMN. 

Dessa forma, tanto as organizações quanto os colaboradores não são prejudicados e trabalham conforme a Lei. 

Segundo o site da ABEVD “o setor de vendas diretas no país movimentou R$ 45,2 bilhões em 2017 e envolve mais de 4,1 milhões de empreendedores independentes, que atuam como revendedores de produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros”.

Assim sendo, existem 48 empresas associadas, incluindo grandes marcas reconhecidas pela sua atuação nacional e internacional. 

Dessa forma todas seguem o Código de Ética na conduta com vendedores diretos, demais empresas, e consumidores.

Por exemplo, a grande maioria dessas empresas dão treinamentos de capacitação para aqueles que decidem fazer parte da equipe.

 Isso porque o foco do MMN além da venda de produtos é o recrutamento de afiliados.

Aprenda a diferenciar o marketing multinível no mundo dos outros esquemas

Há no mercado algumas empresas que se disfarçam do que é marketing multinível no Brasil, porém são de esquema pirâmide financeira.

 E, com certeza essa é a maior polêmica com relação ao marketing multinível. Entenda agora de uma vez por todas a diferença  entre os seguintes modelos de negócio.

Marketing multinível x marketing direto

No marketing direto, a empresa paga diretamente seu distribuidor pela venda dos produtos ao consumidor final, não existe outra forma de remuneração. 

Ou seja quando se trata do que é marketing multinível no Brasil, a empresa permite que o distribuidor indique outras pessoas para associação à empresa.

Ou seja, a empresa cria uma segunda forma de remuneração, porque entende que o esforço do representante em trazer mais pessoas para o negócio deve ser compensado, afinal a empresa também ganha com isso.

É este processo contínuo, forma a famosa rede.

Marketing multinível x esquema de pirâmide

A principal diferença entre o que é marketing multinível no Brasil e pirâmide é que no segundo modelo, não existem produtos ou serviços sendo comercializados para quem está de fora da pirâmide. 

Caso haja mercadorias, elas não possuem valor de mercado compatível com o investimento inicial feito para entrar, ou seja, é uma fraude. 

Outra característica é que o lucro é obtido somente com a entrada de novos integrantes no esquema, então quem entra só sobrevive se conseguir mais pessoas. 

Além disso, as pirâmides não costumam oferecer treinamentos para os seus “revendedores” e os processos são descontinuados com o tempo.

Marketing multinível: o futuro é agora

O que é marketing multinível no Brasil cresce a cada dia no país e com ele vem a proposta de fazer o empreendedorismo se desenvolver. 

Você viu que o marketing multinível ainda está dando seus primeiros passos no país, mas a promessa de sucesso é grande. 

Como aprendemos  modelo de negócio de distribuição de produtos ou serviços, onde os ganhos vem a partir da venda desses produtos ou serviços, do recrutamento de novos empreendedores e  comissões em vários níveis de distribuição.

Também viu que segundo alguns estudiosos, o MMN é considerado um sistema mais eficaz em situações específicas de mercado, como crises econômicas por exemplo.

Além disso você viu que ele tem diversos sinônimos, como marketing de relacionamento, marketing de rede, etc.

Te mostramos como funciona a estrutura do que é marketing multinível no Brasil e quais são os cargos e setores que fazer parte de uma empresa do ramo.

Além disso, entendeu como a Lei funciona para esse tipo de organização e como a ABEVD trabalha.

E por fim, você aprendeu a diferenciar o marketing multinível do marketing direto e esquema de pirâmide. 

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre o modelo de negócio que está dominando o mercado!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *