Pele ressecada: entenda o que pode estar causando essa condição

O clima mais seco desta época do ano tem favorecido o ressecamento da pele. Mas se o problema persiste, é hora de prestar atenção no que pode estar causando essa condição.

A pele seca é caracterizada por um desequilíbrio do nível das glândulas sebáceas e lipídios, que não produzem uma quantidade ideal de oleosidade para lubrificar a região. Além disso, ela pode ser causada por uma série de fatores intrínsecos e extrínsecos, que veremos a seguir.

Características da pele seca:

– Aparência sem luminosidade ou viço;

– Aspecto esbranquiçado;

– Textura escamosa;

– Descamação;

– Manchas vermelhas;

– Em casos mais graves, rachaduras e feridas.

Existe uma diferença entre pele seca e desidratada. Apesar de, muitas vezes, elas terem as mesmas características, uma é um tipo de pele, enquanto a outra é uma condição.

Todos os tipos de pele podem apresentar, eventualmente, algum nível de desidratação, dependendo de fatores externos e do comprometimento da barreira de proteção da pele. Já o ressecamento crônico pode estar associado a problemas genéticos ou hormonais, entre outros.

O ressecamento da pele também pode causar ainda alguns sintomas desagradáveis, como: coceira, sensação de repuxamento, aspereza, ardor e sensibilidade. Já sentiu algum deles no seu dia a dia?

O que provoca o ressecamento?

Em geral, a pele fica mais seca quando perde seus lipídios naturais, o que resulta na quebra da barreira de proteção da pele, impedindo que ela retenha a umidade. A falta de hidratação natural faz com que as camadas superiores fiquem desidratadas.

O ressecamento pode ser provocado por fatores externos (ambientais, falta de cuidados, medicação) ou internos (influência genética, hormônios, alimentação, idade).

Confira os exemplos:

Fatores externos – condições climáticas extremas, baixa umidade relativa do ar, luz solar ultravioleta, banhos muitos quentes, rotina de skincare inapropriada para seu tipo de pele, efeitos colaterais de alguma medicação (antibióticos ou tratamentos para acne).

Fatores internos – predisposição genética, problemas de pele como psoríase, dermatite atópica, alterações hormonais (exemplo: menopausa ou gravidez), idade (peles maduras diminuem sua produção lipídica, o que também gera flacidez e rugas), falta de nutrientes (especialmente óleos vegetais e Vitaminas C e E) na alimentação.

Uma boa rotina de cuidados com a pele é muito importante para prevenir e tratar a pele seca, áspera e rachada

O melhor amigo de quem tem a pele seca ou está sofrendo com ressecamento é o creme hidratante. Os mais recomendados para a pele seca são os que contém vitamina C ou E, que restauram e nutrem as camadas lipídicas.

Essa é a hora de escolher produtos adequados para seu tipo de pele. E isso vale para tudo, desde o sabonete até o protetor solar.

É importante que as soluções de limpeza sejam suaves o suficiente para não remover os próprios lipídios da pele, e que os cosméticos sejam enriquecidos com ativos para deixar a pele com aquele “glow” de saúde.

Ritual para a pele do rosto seca:

1º passo – Se estiver de maquiagem, comece limpando o rosto a Solução Micellar Anne Caroline Global, até remover todos os resquícios dos produtos.

2º passo – Em seguida, aplique a Máscara Micellar Anne Caroline Global, para remover as sujidades mais profundas, deixe agir por 5 minutos e lave o rosto.

3º passo – Após a higiene, aplique um hidratante que, além de nutrir a pele, também repara e fortalece a barreira de proteção cutânea.

4º passo – Aposte no uso de um sérum com Vitamina C, como o Nanoserum Clarify, para deixar o rosto mais bonito, luminoso e livre de manchas. Além do ativo aumentar a proteção do protetor solar e ser um ótimo tratamento anti-idade, ele também melhora aquela aparência opaca bastante comum na pele seca.

5º passo – Finalize com um protetor solar que tenha textura fluida e ultraleve.

Água e alimentação são aliadas para hidratação de dentro para fora.

Existem muitos nutrientes que contribuem para a hidratação da pele. Vegetais e frutas, por exemplo, são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a proteger as camadas da pele, mantendo-a saudável e bonita.

Nutrientes que recuperam o viço da pele: ômega 3, antioxidantes, vitaminas A, B, E, C, lectina e flavonoides, que são encontrados em alimentos, como: cenoura, uva e derivados, ovo, frutas cítricas, espinafre, oleaginosas, abacate e peixes.

Evitar: sucos de frutas, por ter alta concentração de glicose e frutose, açúcar refinado, bebidas alcoólicas e carnes ricas em gorduras.

Beber pouca água também pode ser um motivo da pele ressecada, pois a falta de hidratação torna a pele mais áspera e com menos elasticidade, podendo levar à sua descamação.  Beba pelo menos 2 litros de água por dia para garantir que o organismo esteja bem hidratado e a pele saudável.

Atenção a hora do banho

Tomar banho com água muito quente é outra causa muito comum para a pele ressecada, pois a temperatura elevada da água remove a gordura natural da pele. Além disso, o uso de sabonetes que não foram testados dermatologicamente, ou tenham um pH que não é o adequado, também podem eliminar a camada oleosa da pele, tornando-a mais seca.

Ao tomar banho, não ultrapasse os cinco minutos debaixo do chuveiro, use água morna e evite o uso de esponjas, porque diminuem a proteção da pele e deixam-na mais sensível.

O sabonete deve ser ligeiramente ácido, com um pH entre 5-6, e a pele deve ser hidratada com cremes logo após o banho, pois é quando os poros se encontram mais abertos, tornando a hidratação mais eficaz. Capriche a aplicação nas áreas mais ressecadas, como cotovelos, pés e joelhos.

Os produtos citados no artigo, você encontra no site: https://loja.annecarolineglobal.com/ 

Acesse e adquira a sua linha completa para cuidados faciais, capilares e corporais.

Gostou das dicas? Comente quais delas você já aplica no seu dia a dia. 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *