Alimentação saudável: hábito diário para uma pele sadia

Você já pensou que a sua alimentação diária pode produzir efeitos nocivos para a sua pele?

Alimentação saudável significa: se alimentar de alimentos que sejam benéficos e saudáveis para o nosso corpo. 

É ter o autocuidado ao escolher os alimentos que faremos a ingestão, ou seja, comer o que realmente fará bem ao nosso organismo. Este cuidado ajuda a nossa saúde como um todo, como também influencia em nosso bem-estar. 

Caso a alimentação se mantenha balanceada e saudável, estaremos mantendo a saúde de nossa pele também. Por este motivo muitas pessoas se preocupam com a sua alimentação diária.

Ter uma alimentação saudável é um fator muito importante em nossa rotina sempre corrida, pois na maioria das vezes acabamos esquecendo deste cuidado e, assim, acabamos prejudicando nossa saúde e qualidade de vida. 

O ato de se alimentar bem acabou se tornando com o passar do tempo um momento que passa despercebido na maioria das vezes, pois nos alimentamos rapidamente, ingerindo alimentos inadequados e que fazem mal à nossa saúde e nem sequer nos damos conta disso e muito menos entendemos a proporção que esta atitude pode influenciar negativamente a nossa saúde.

Quais problemas de saúde podemos desenvolver com o ato diário de se alimentar mal?

Se não cuidarmos de nossa alimentação diária e, caso ela não for saudável, podemos desenvolver inúmeras patologias graves, além da nossa pele ser afetada por diversas inflamações.

A saúde da pele é muito importante e deve estar aliada à uma alimentação saudável, pois assim é possível minimizar ou até mesmo eliminar problemas como: acne, psoríase, envelhecimento precoce da pele, linhas de expressão, rosácea, dermatite seborréica, pele ressecada,melasma,dermatite atópica, entre outros. 

Quais os tipos de alimentos que não podem faltar em sua mesa para se ter uma pele perfeita?

Existem diversas classes de alimentos que são importantes para se ter uma pele perfeita, assim como para manter a saúde da mesma. 

Os alimentos mais importantes são os que contém: antioxidantes, ômega 3, ômega 6, os que são ricos em selênio, vitamina E e vitamina C. 

Os que contém antioxidantes eliminam e amenizam a produção dos radicais livres em nosso organismo, por este motivo reduzem a aparência de linhas de expressão e combatem o envelhecimento precoce da pele. 

Já os queridinhos que contém ômega 3 e ômega 6 auxiliam no processo anti-inflamatório da acne, que é uma doença de pele muito comum devido a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico.  

A vitamina E auxilia as peles ressecadas, devolvendo nutrição e hidratação intensa, auxiliando na revigoração da mesma. 

A vitamina C têm um papel fundamental no combate ao envelhecimento natural da pele e na flacidez. Por isso, invista no consumo de alimentos que contenham altas taxas de vitamina C, se deseja manter a pele firme por mais tempo.

As peles que sofrem com manchas ou até mesmo os famosos melasmas necessitam de alimentos ricos em antioxidantes e vitamina A. 

O que são macronutrientes?

Os macronutrientes são alimentos que necessitamos diariamente para obter a energia necessária para nossas tarefas diárias como: carboidratos, gorduras e proteínas. Eles são alimentos essenciais para manter nossa saúde em dia, quando ingeridos de uma forma adequada e saudável. 

O que são micronutrientes?

Os micronutrientes são os alimentos que desempenham a função de reparar e integrar a pele como um todo. Alguns exemplos deles são:  vitaminas A,E,C, selênio, zinco, cobre, ômega 3 e ômega 6, que se ingeridos diariamente podem favorecer no combate do envelhecimento da pele, na redução dos radicais livres e nas respostas anti-inflamatórias.

Quais os alimentos que devemos ingerir diariamente pensando na saúde de nossa pele?

Os alimentos que devemos ingerir para que nossa pele se mantenha sadia são:

  • Abacate – Rico em antioxidantes
  • Espinafre – Rico em Vitaminas C e A
  • Cenoura- Rica em Vitamina A 
  • Romã – Rico em Vitamina A e antioxidante 
  • Nozes, óleos vegetais, grãos de cereais integrais – Ricos em Vitamina E
  • Tomate, batata – Ricos em Vitamina C
  • Mariscos, cereais e carnes – Ricos em Selênio 
  • Crustáceos e carnes vermelhas – Ricos em Zinco e Cobre
  • Sementes de vegetais, peixes como cavala e salmão – Ricos em ômega 3 e ômega 6 

Dicas para manter uma pele saudável por mais tempo!

Cuidar da saúde da nossa pele deve ser uma obrigação diária, muito mais do que um hábito, pois desta forma estaremos mantendo nossa saúde como um todo. Cuidar da pele envolve diversos aspectos.

Por este motivo elencamos algumas dicas essenciais para que você possa cuidar da sua pele e manter ela saudável por mais tempo.

  • Invista em uma alimentação saudável 
  • Cuide da higiene da sua pele
  • Mantenha uma hidratação diária adequada
  • Utilize o protetor solar todos os dias
  • Evite alimentos gordurosos e com alto índice de açúcares
  • Crie uma rotina skincare diária com produtos que irão limpar, tonificar e hidratar a sua pele  

Estes passos são primordiais para quem deseja e quer ter uma pele bonita e saudável.   

Quando nos dedicamos a entender mais sobre a nutrição e a composição dos alimentos, conseguimos compreender o quão importante é a ingestão de uma alimentação saudável para manter nosso organismo com saúde.

A nossa pele se regenera todos os dias, ou seja, ela forma novas células para que as antigas e as que já não estão mais desempenhando o seu papel de uma forma eficaz sejam renovadas. Por isso, é muito importante mantermos uma alimentação saudável para garantir com que este processo seja realizado de uma maneira correta. 

Através da nossa pele, o nosso organismo nos comunica que algo não está bem com a nossa saúde.

Por isso, é fundamental o cuidado com a saúde como um todo, que vai além do uso de cremes, loções e produtos. Devemos seguir à risca uma alimentação saudável para complementar estes cuidados e desta forma propiciar a nossa pele um melhor desempenho em suas funções como também fazer com que ela seja saudável por muitos anos. 

Percebeu a importância de se ter uma alimentação saudável para manter a pele sadia?

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *