Seja seu próprio chefe: 8 ideias de negócios para abrir mesmo com pouco dinheiro

Seja seu próprio chefe e não se preocupe mais em procurar emprego, cumprir horário ou seguir ordens de outros. Conheça 8 ideias de negócios para investir mesmo com pouco dinheiro. 

Muitas pessoas definem sucesso profissional como liberdade. A verdade é que abrir o próprio empreendimento é um sonho mais comum do que se acredita.

No entanto, todo sonho de “seja seu próprio chefe” se inicia com uma boa ideia para trabalhar conta própria.

Em meio a crise financeira, separamos neste conteúdo 8 ideias de negócios para iniciar mesmo sem muito investimento.

  • 1. Comida congelada
  • 2. Reforço escolar particular
  • 3. Aulas de idiomas
  • 4. Venda de artesanato
  • 5. Decoração de festas
  • 6. Cerveja Artesanal
  • 7. Creche de pet
  • 8. Marketing Multinível
  • Bônus: 5 passos para iniciar seu negócio
  • Não perca seu tempo, seja seu próprio chefe!

1. Comida congelada

Se você já pensou em participar do MasterChef ou sempre recebe um elogio quando cozinha para a família e amigos, a comida congelada pode ser a ideia de negócio ideal.

No quesito ideias para trabalhar por conta própria, a área gastronômica é uma excelente maneira de ganhar dinheiro trabalhando por conta própria.

No mundo atual, muitas pessoas não tem mais tempo para cozinhar a própria comida e acabam optando por opções rápidas e baratas no dia a dia.

Além disso, existe por aí a onda fitness, na qual cada vez mais e mais pessoas estão preocupadas em manter uma alimentação saudável e balanceada.

Porém, é preciso muito mais que o talento culinário para ser bem sucedido nesse investimento. A comida congelada exige uma grande capacidade de organização de estoque e qualidade da matéria prima. 

2. Reforço escolar particular

Você já foi considerado o “crânio” da turma? Aquele sempre teve aptidão natural  nos estudos e o talento admirável de transmitir informação… Que tal então dar aulas de reforço escolar e ganhar dinheiro trabalhando por conta própria?

Dentro da nossa lista de “seja seu próprio chefe” essa é uma das opções mais baratas e de maior confiabilidade.

Afinal, existe sempre alguém precisa de mais conhecimento, seja para a escola, passar em um concurso público ou prestar vestibular.

3. Aulas de idiomas

Já pensou em transformar aquele intercâmbio caro em outro país em um investimento de sucesso? Seja seu próprio chefe usando todo seu talento em línguas estrangeiras. 

No mundo globalizado, existe uma demanda gigantesca em aprender outros idiomas como inglês, espanhol, mandarim etc.

Essa enorme demanda torna as aulas de idiomas um negócio extremamente rentável e barato de se iniciar. 

Isso porque você poder dar aulas de dentro da sua casa ou até em espaços público como bibliotecas.

Conhecimento é o primeiro passo para começar!

4. Venda de artesanato

Quem não conhece alguém com aquela “veia artística”? Um talento manual para criar coisas bonitas e extremamente úteis.

Pois bem, se você é esse alguém, por que não comercializar suas criações e ter a chance de tentar viver da sua arte?

Dentro da venda de artesanato, é possível produzir diversos tipos de produtos usando materiais recicláveis ou de baixo custo.

Alguns exemplos são:

  • Colares e pulseiras;
  • Cadernos;
  • Embalagens;
  • Esculturas e quadros;
  • Canecas customizadas;
  • Camisetas personalizadas.

Por isso, na área de “seja seu próprio” o artesanato tem se tornado muito valorizado dentro das ideias para trabalhar por conta.

5. Decoração de festas

Ainda falando sobre talentos com trabalhos manuais e criatividade, criar decorações de festas é uma outra ideia da nossa lista de “seja seu próprio chefe”.

Apesar desse negócio necessitar de um investimento inicial maior que os anteriores para compra de materiais e ferramentas, a demanda desse serviço é extremamente grande e frequente.

Afinal, sempre vai existir alguma festa de aniversário, casamento, bodas ou batizado entre muitas outras possibilidades.

Além disso, é possível expandir o leque em eventos empresariais como palestras, coffee breaks e seminários.

6. Cerveja Artesanal

Essa é uma opção para os mais ousados da nossa lista “seja seu próprio chefe”, mas com certeza é uma das mais dentro da “moda”.

As cervejas artesanais tem se tornado cada vez mais comuns dentro dos bares e casas brasileiras, se tornando até assunto de conversa entre os mais “descolados”.

De fato, entre nossas ideias para trabalhar por conta própria essa exige o conhecimento mais específico, mas ao contrário do que a maioria de nós pensa, esse conhecimento pode ser adquirido sem muita dificuldade em uma boa pesquisa da internet.

7. Creche de pet

Tem uma casa grande e sempre adorou os bichinhos? Essa ideia é mais sua cara que qualquer outra de nossa lista de trabalhar por conta própria.

Atualmente, uma parcela significativa da população brasileira tem pet em casa. Se você não é um desses, com certeza seu vizinho é.

Porém, nem todos esses “pais de pet” tem tempo de passar o dia com seu cãozinho ou gatinho,  tornando essa uma excelente alternativa para trabalhar por conta própria com um investimento inicial baixo.

8. Marketing multinível

Se você tem facilidade em vender e se relacionar com muitas pessoas, essa é a uma das melhores ideias para trabalhar por conta própria.

Isso porque no marketing multinível você terá a oportunidade de vender produtos e criar a sua própria equipe a fim de fazer o mesmo.

Quanto maior for a sua equipe e quanto mais ela vender e recrutar outros colaboradores, mais você ganha. 

Esse modelo de negócio é oferecido por muitas empresas, e os tipos de produtos envolvidos são variados, sendo o mais comum e rentável os cosméticos.

No marketing multinível, você terá toda a liberdade de trabalhar como e onde quiser, com um investimento inicial apenas nos primeiros produtos.

Se busca por algo que permita que você seja seu próprio chefe, as opções listadas acima são as melhores oportunidades.

Bônus: 5 passos para iniciar seu negócio

O sonho de muitos é ganhar dinheiro trabalhando por conta própria, ainda mais em um cenário que pequenos negócios estão aumentando no mercado. 

Para que você seja seu próprio chefe e a fim de evitar investimentos perdidos, é preciso entender como criar um micro negócio de sucesso com pouco dinheiro.

Dessa forma, separamos 5 passos importantes antes de iniciar o seu negócio:

Seja seu próprio chefe com pouco investimento

1. Escolha o negócio

Opte por coisas que gosta de fazer ou sabe fazer bem. Empreender em algo que você domina ou se identifica facilita todos os outros passos. 

De qualquer forma, ao pensar o que fazer para que você seja seu próprio chefe, é importante analisar “negócios da moda”, pois sua popularidade pode passar rápido e tudo ir por água abaixo.

E depois de decidir o ramo a ser seguido, precisa escolher se será franqueada ou um negócio totalmente novo. Se será loja física, escritório em casa ou vendas online. 

2. Pesquise

Com o intuito de trabalhar por conta própria, é essencial conhecer o mercado que vai se inserir e saber como o mesmo funciona, as vantagens e desvantagens. 

Saber escolher muito bem o negócio a investir, é essencial para que você realmente seja seu próprio chefe e tenha bons resultados a partir disso.

Pesquise sobre investimento inicial, sobre o ponto, caso seja necessário um, sobre a clientela na qual deseja alcançar e tudo o que possa ser importante nos próximos meses.

3. Faça um plano de negócios

Feita toda a pesquisa e com todas as informações reunidas, organize os dados em um efetivo plano de negócios, também chamado de plano empresarial. 

Nele deve constar tudo sobre a empresa, de uma forma clara, com o objetivo de seguir nos próximos meses e entender se está no caminho certo.

Esse passo, pode te ajudar a identificar os pontos fortes e fracos do seu empreendimento, além de conter as informações já pesquisadas sobre o ramo, e saber quem são os seus clientes, concorrentes, fornecedores, por exemplo.

A essa altura do planejamento já deve ter surgido a média de dinheiro a ser investido para que você seja seu próprio chefe com um negócio rentável. 

4. Organização financeira

Se organizar financeiramente envolve além do valor inicial de investimento, aquele usado ao abrir o estabelecimento.

Antes de começar a pensar em ganhar dinheiro trabalhando por conta própria, deve-se considerar os gastos com contratações, e os ativos fixos (bens patrimoniais).

Ou seja, todos os bens materiais que uma empresa possui, por exemplo, o maquinário de uma linha de produção. 

É preciso também se preocupar com o capital de giro (ou capital circulante), que é muito importante para manter o negócio em funcionamento.

É basicamente o dinheiro reservado que se tem para pagar dívidas, como os fornecedores, enquanto se espera pelos pagamentos. 

Muitos empreendimentos novos quebram porque não consideram ter em reserva o capital de giro para momentos de crise.

5. Formalize o empreendimento

Com todos os detalhes organizados, o próximo passo é formalizar o plano e registrar a empresa. 

Procure se tornar oficialmente um microempreendedor, e escolha um nome para a empresa.

Se precisar de ajuda com esse aspecto, procure órgãos públicos a fim de sanar dúvidas sobre os impostos e os procedimentos legais. Também pode contratar um contador.

Uma dica bônus: Trabalhe muito. Para que você seja seu próprio chefe será necessário muito mais dedicação e atenção de que quando era funcionário. 

Como agora se tornou o dono, o responsável por tudo é você, ninguém olhará em direção ao seu projeto e tomará conta da mesma forma. O seu esforço é o que vai fazer a empresa desenvolver.

Não perca tempo e seja seu próprio chefe!

Depois de todas as dicas para que você seja seu próprio chefe e o passo a passo de como montar seu próprio negócio, tire sua ideia do papel e mãos à obra.

Cada vez mais pessoas desejam se tornar empreendedoras e ganhar dinheiro trabalhando por conta própria, seja pelo desejo de terem uma empresa, pela vontade de horários mais flexíveis ou pela necessidade de ter uma ocupação.

Lembre-se que a opção de abrir um novo empreendimento no Brasil pode render bons frutos se muito bem planejada, pesquisada e estruturada. 

Com as dicas e mais alguns conselhos mencionados acima seu negócio começará bem. Assim, o plano para que você seja seu próprio chefe acontecerá antes do esperado!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *